3ª edição da Escala Brasil Transparente



Pela terceira vez o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União disponibilizou em seu site o resultado da Escala Brasil Transparente (EBT), índice que mede a transparência pública dos estados e municípios e faz um ranking de cumprimento da Lei de Acesso à Informação.
Abaixo está o resultado da avaliação para os estados brasileiros:

Houve uma evolução considerável se compararmos à primeira avaliação feita, porém, deve-se ressaltar que atender ao princípio da transparência é um dos pressupostos básicos da administração pública, constituindo-se em uma obrigação dos entes federativos atendê-lo integralmente.
Alguns casos são alarmantes: o Amapá, por exemplo - mesmo com a ampla divulgação do índice e da Lei de Acesso à Informação - ainda falhou em atender todos os critérios elencados, atingindo nota zero; o Rio de Janeiro, segundo maior estado em poder econômico no Brasil, atingiu apenas cinco pontos na escala.
É interessante perceber como esse índice virou algo de interesse da população. Abordagens como essa, tentando facilitar o entendimento da sociedade sobre temas relevantes e fomentando o controle social são essenciais.





Comentários