Acorda!!! Vem novas Normas Aplicadas ao Setor Público por aí.


Vem por aí mais cinco Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, essas novas normas tratarão sobre propriedades para investimentos, ativos imobilizados, ativos intangíveis, ajuste ao valor recuperável e ativos geradores e não-geradores de caixa.

Agora, após a última reunião do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (GA/NBC TSP), realizada nos dias 13 e 14 de junho, em Brasília, as normas serão submetidas à Câmara Técnica do CFC, para depois seguirem para aprovação na Plenária do Conselho. O processo termina com a publicação das normas no Diário Oficial da União.


Mas, o que chama mais atenção nesta notícia é que as normas estiveram em consulta pública no site do CFC, entre os dias 10 de abril e 09 de junho deste ano, no entanto, muito poucas contribuições foram enviadas, o que nos leva a questionar o porquê desse resultado.


Será que somos tão poucos assim? Ou, o que realmente somos é acomodados?

Vale lembrar que após as normas serem aprovadas todos deverão segui-la a risca sem ter “direito” de reclamar, e não adianta vir com o argumento que, por exemplo, seu órgão não tem estrutura física ou material para cumpri-la, apesar de saber que isso é verdade e válido para muito dos casos, mas esses desafios da nova contabilidade pública é assunto para outro post.

Já tendo a presunção de responder aos questionamentos, acredito que apesar de não sermos tão volumosos como os profissionais da área privada, até porque o natural é que seja assim, somos muitos, no entanto, o que falta é mais envolvimento e consciência de nosso valioso papel dentro da sociedade, servindo como peças de instrumento de controle social, principalmente nesses tempos, não tão novos assim, de crise ética na política brasileira, para não dizer de toda a sociedade.


Quando nós acordarmos desse sono profundo, saberemos o valor que nós temos dentro do processo de construir um país mais justo e desenvolvido. 


Quem quiser ver a noticia original sobre as novas normas, segue o link abaixo:


http://cfc.org.br/noticias/grupo-avanca-na-edicao-de-cinco-novas-normas-brasileiras-para-o-setor-publico/

Comentários