ARTIGO QUE LEMOS #1: Dualidade do Controle Interno no Brasil.

Inauguramos hoje uma nova seção no blog chamada "Artigos que lemos". O objetivo é divulgar artigos científicos que julgamos interessantes no campo da contabilidade e da gestão pública.

Pra começar, vamos falar do artigo "Combate à corrupção e aprimoramento da gestão: a dualidade do controle interno no Brasil", de autoria de Cesar Augusto Marx, e publicado na Revista da Controladoria-Geral da União. O objetivo do trabalho é analisar a dualidade existente no papel da Contradoria Geral da União - CGU, presente na concepção de controle interno, na percepção dos auditores.

Dois pontos interessantes:

[1] A boa revisão da literatura referente a ampliação do papel dos órgão de controle interno, baseado no conceito de accountability democrática, e dos conceitos e tipologias relativos a essa dualidade (combate a corrupção x aprimoramento da gestão). Bom para compreender as definições básicas e funções do controle interno na administração pública.

[2] A dualidade na percepção e atuação do auditor. Importante para entender como essa dualidade influencia nos trabalhos, e demonstrar como os auditores lidam com a ampliação do escopo de atuação do controle interno.


Abaixo segue link para trabalho completo.

https://ojs.cgu.gov.br/index.php/Revista_da_CGU/article/view/15



Comentários