ARTIGO QUE LEMOS #2: Tipos de auditoria governamental.




Pode-se definir auditoria como o exame formal das finanças, práticas gerenciais ou operações de uma empresa, seja ela pública ou privada. Mais especificamente, no âmbito da administração pública essa é uma atividade essencial, pois oferece recursos que permitem a melhoria da gestão, o controle das ações e avaliação dos objetivos de cada órgão.

A pesquisa "Auditoria governamental e tipos de serviços de auditoria prestados pela equipe de auditoria governamental", de autoria de Jennifer Isabel Arroyo Chacón, e publicado na R C & C - Revista de Contabilidade e Controladoria da UFPR (v. 7, n. 2 - p.127-143 - mai./ago. – 2015), tem como objetivo explicar os diferentes serviços que podem ser oferecidos por uma equipe de auditoria dentro das instituições públicas. 

Pontos de destaque:

[1] Sua fundamentação teórica, que apresenta conceitos e funções básicas da auditoria governamental. Além disso, traz um panorama das normas internacionais relacionadas com a prática profissional de auditoria interna, elaboradas pelo Instituto dos Auditores Internos dos Estados Unidos, mas aceitas no Brasil e na maioria dos outros países da América Latina.

[2] Com base na literatura e atividade prática, o detalhamento dos tipos de auditoria que podem ser empregados no âmbito da gestão pública, esclarecendo suas finalidades e importância. Os tipos relatados são: Auditoria de conformidade; Auditoria de desempenho; Auditoria das demonstrações contábeis e financeiras; Auditorias do controle interno do sistema financeiro; Auditorias em tecnologia da informação; Serviços de consultoria e assistência e; Auditoria de fraudes.

O artigo conclui que “a auditoria deve ser considerada como um aliado para melhorar os serviços públicos, e como um apoio para os gestores públicos em seu trabalho, pois eles podem procurar os serviços de auditoria com o objetivo de mudar suas debilidades por fortalezas”.

Quer saber mais? O trabalho completo encontra-se disponível para leitura e download no site da R C & C - Revista de Contabilidade e Controladoria da UFPR. Segue link!





Comentários