15 programas de inovação para o setor público (Revista Exame)

Resgatando excelente matéria, de Fevereiro de 2017, da Revista Exame.  Versa sobre iniciativas de inovação no setor  público ao redor do mundo. Boa leitura!

--
COLUNA INOVAÇÃO NA PRÁTICA
FELIPE SCHERER
LINK: https://exame.abril.com.br/blog/inovacao-na-pratica/15-programas-de-inovacao-para-o-setor-publico/#


Muitas pessoas ficaram interessadas no Report de Inovação no Setor Público que foi publicado há poucas semanas (https://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/inovacao-na-pratica/2014/10/07/e-possivel-inovar-no-setor-publico/) e resolvi ampliar essa discussão e compartilhar uma série de iniciativas que estão acontecendo ao redor do mundo sobre o tema.

Essas iniciativas estão alocadas em diferentes esferas dos governos: federal, estadual ou municipal. Temos muito o que aprender com várias delas.

1. Public Sector Innovation – Australia
http://innovation.govspace.gov.au/
Programa de inovação voltado para os servidores federais do governo da Austrália (Australian Public Service – APS). Disponibiliza um conjunto de ferramentas para serem utilizados nos diferentes departamentos e regiões do país. Além disso, promove eventos para disseminar a importância do tema no setor público e coordena uma rede de agentes públicos.

2. Futurs Publics – França
http://www.modernisation.gouv.fr/mots-cle/futurs-publics
Programa federal voltado para modernizar a atuação do serviço público na França. Lançado em 2013 promove o espírito de inovação nas organizações públicas através de seminários, metodologia, cooperação e projetos piloto de serviços inovadores.

3. Laboratorio de Innovacion Pública – Corfo – Chile
http://www.corfo.cl/
Criado recentemente pelo governo federal do Chile, o Laboratorio entrará em funcionamento no final deste ano e estará encarregado de conduzir e projetos inovadores que venham melhorar a produtividade e serviços públicos. É um espaço para promover a inovação dentro do setor público.

4. SF Mayor’s Office of Civic Innovation – San Francisco – Estados Unidos
http://innovatesf.com/
Conjunto de iniciativas da prefeitura de San Francisco para conectar a inovação com o serviço público. Projetos como ImproveSF, Mayor’s Innovation Roundtables, SF Open Law, Living Innovation Zone e outros visam criar o ecossistema para a inovação, melhorando serviços públicos e a atuação da prefeitura.

5. Centre for Public Service Innovation – África do Sul
http://www.cpsi.co.za/
Criado pelo governo federal do país africano, visa facilitar a geração de novas ideias permitindo que pilotos sejam realizados no âmbito da administração pública. Busca criar um cultura de inovação no setor público.

6. La 27e Region – França
http://blog.la27eregion.fr/-About-la-27e-Region-
Criada em 2008 é um ONG que visa apoiar os governos das regiões francesas a desenvolver experimentos inovadores nos serviços públicos prestados. Utiliza as técnicas de design, inovação social e ciência social para fazer a inovação acontecer no setor público.

7. Nesta – Reino Unido
http://www.nesta.org.uk/
Similar a La 27e Region, a Nesta é um organização sem fins lucrativos que apoia no desenvolvimento de inovações no setor público. Atua em parceria com o governo e parceiros privados.

8. New Urban Mechanics – Boston e Philadelphia – Estados Unidos
http://www.newurbanmechanics.org/
Iniciativa da prefeitura de Boston para trazer inovações tecnológicas para os serviços públicos. Atua como uma incubadora para conectar os órgãos públicos e empreendedores da região visando desenvolver pilotos de projetos inovadores.

9. Mind Lab – Dinamarca
http://mind-lab.dk/en/
Vinculado ao governo federal, o Mind Lab é uma unidade de desenvolvimento de projetos inovadores para melhorar os serviços públicos em parceria com a comunidade. Além dos programas possui também um espaço físico de criação e desenvolvimento de inovações.

10. PS21 Office – Singapura
http://www.psd.gov.sg/
A agência visa criar o serviço público do século 21 no governo de Singapura. Funciona como um programa de ideias interno que busca envolver os servidores públicos.

11. Seoul Innovation Burea – Seoul – Coréia do Sul
http://theiteams.org/case-studies/seoul-innovation-bureau
Programa da cidade de Seoul busca aproximar os cidadãos do processo de inovação nos serviços públicos. Através da tecnologia busca insights, soluções de problemas e novas ideias para melhorar a vida da população.

12. Innovation Delivery Team – Chicago, Louisville, Memphis, Atlanta e Nova Orleans – Estados Unidos
http://www.bloomberg.org/program/government-innovation/innovation-delivery-teams/#overview
Programa financiado pela Bloomberg Philantropies apoia com recursos e metodologia cidades americanas para inovar e resolver os principais problemas locais.

13. iGov SP – São Paulo – Brasil
http://igovsp.net/sp/sobre/
A Rede Paulista de Inovação em Governo foca na melhoria dos serviços públicos e da gestão do estado de São Paulo. Através da gestão do conhecimento e inovação promove diferentes iniciativas para criar as condições para que a inovação ocorra nos órgão públicos estaduais.

14. GovLab
http://thegovlab.org/about/
O Governance Lab foi criado em 2012 pela Fundação MacArthur and Knight para repensar a forma de atuação dos governos. Além de pesquisa, comunicação e treinamento, busca ter um papel ativo na utilização da tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos.

15. The Behavioural Insights Team – Reino Unido
http://www.behaviouralinsights.co.uk/about-us
O BIT é uma joint venture entre o governo do Reino Unido e a Nesta e visa utilizar a os insights comportamentais para gerar inovações sociais.


Comentários