Como os órgãos públicos estão lidando com os pedidos decorrentes da Lei de Acesso a Informação?

O jornal digital Nexo (www.nexojornal.com.br) trouxe um excelente levantamento acerca do destino dos pedidos que chegam pela lei de acesso à informação. Os dados são do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), do Governo Federal.

Algumas pontos interessantes:

1. Quanto às respostas mais comuns, verifica-se que a ampla maioria dos acessos são concedidos, conforme pode ser verificado no gráfico a seguir. Ou seja, os solicitantes conseguem as informações solicitadas.


2. Os órgãos que mais receberam solicitações foram: Ministério da Educação, Ministério de Minas e Energia e Ministério da Fazendo. Em contrapartida, os órgãos que mais concederam acesso as suas informações são: a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o Ministério do Meio Ambiente e a DataPrev. A Caixa Econômica, apesar de ser o oitavo órgão mais é demandado, é o que menos concede acesso às suas informações. 

3. No gráfico a seguir evidencia-se a ocupação dos solicitantes da informação. Em primeiro lugar, de forma surpreendente para o Blog, estão os empregados de empresas privadas, seguidos dos estudantes.




Interessou?! Segue link com matéria completa, contendo todos os gráficos e análises realizadas.

https://www.nexojornal.com.br/grafico/2017/12/11/Qual-o-destino-dos-pedidos-que-chegam-pela-lei-de-acesso-%C3%A0-informa%C3%A7%C3%A3o

Comentários